Minha foto
Nome:
Local: Vitória, E. Santo, Brazil

Apenas alguém que brinca de ser poeta. Site onde publico: http://www.recantodasletras.com.br/escrivaninha/

segunda-feira, novembro 05, 2007

Cenas De Uma Cidade


Apesar de segunda- feira, definitivamente não era uma manhã qualquer.Era o meu primeiro dia de férias, após vários anos sem tirar folga. Assim, sai de casa cedo e segui para uma caminhada pela orla da cidade.

As pessoas estavam agitadas e seguiam apressadas para o trabalho, visivelmente atrasadas, talvez provocadas pelo horário de verão. Depois de uma hora, um pouco cansado, sentei num banco. Uma brisa suave acariciou o meu rosto. Olhei para os meus pés e observei o quanto eles estavam comprimidos e inchados, fruto das longas horas confinados num sapato durante o trabalho. Agora livres, eles se sentiam aliviados e felizes.

Distante, em outro banco, vi o vulto de um homem sentado de de pernas cruzadas, ombros encurvados, mãos sobre o joelho e com olhar distante e vago. Aparentava mais ou menos 65 anos. Ao seu lado, um casal de jovens se beijavam e se abraçavam como se estivessem sentados no sófa de suas casas. Absorto, ele praticamente não os notava. Fiquei então imaginando o que ele estaria pensando. Relembrava sua juventude, seu trabalho, seus momentos de boêmia ou sua esposa falecida? Estaria talvez com problemas financeiros devido a baixa aposentadoria? Continuei observando– o de longe e vi que o casal se afastara, mas ele continuava estático,com em transe e muito longe dali.Até um cão que passseava com o seu dono, cheirou os seus pés e ele não reagiu.

Comovido e preocupado com a cena, decidi então ir ao seu encontro. Pensei em conversar, trocar, idéias e ouvir a sua história de vida e se possível ajudá-lo.

Ao chegar bem perto, qual foi a minha surpresa. O senhor que eu tanto observei e havia me preocupado, não era mais do que uma bela estátua de bronze de tamanho natural feita em homenagem ao centenário do grande poeta Carlos Drumond de Andrade. Soube depois que vindo da cidade mineira de Itabira, era ali que ela passava as suas tardes.

Surpreso, dei uma boa risada. Realmente um fato inusitado com esse, só poderia acontecer na cidade do Rio de Janeiro.



Texto: Roberto Passos do Amaral Pereira.
Imagem: blog.simplesnet.pt/archive/sokedih.PT_051.jpg

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home